Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Poucos nomes no mundo literário da ficção científica têm tanto peso e respeito quanto o autor Alan Dean Foster. Sua premiada carreira de 55 anos como grande mestre do gênero continua com seu último romance da Blackstone Publishing, “Perdido no Paraíso“, e temos um trecho exclusivo para compartilhar com nossos leitores antes de seu lançamento esta semana.
Foster escreveu o famoso fantasma do primeiro “Guerra nas Estrelas” novelização para George Lucas em 1976 e “Splinter of the Mind’s Eye” em 1978, que pretendia ser uma sequência de baixo orçamento de Star Wars caso a ópera espacial não se tornasse um sucesso. Ele tem sido um pilar para aventuras fantásticas com personagens envolventes, enredos dinâmicos e mundos imaginativos por seis décadas.
Além de elaborar a história da tela para “Star Trek: o filme,” Foster também escreveu as novelizações dos três primeiros Filmes “alienígenas”Disney’s “O buraco negro”, “The Thing”, de John Carpenter, “The Last Starfighter”, “Star Trek”, “Transformers”, “Terminator: Salvation” e muitos mais.
As aventuras fora do mundo em um futuro próximo de “Lost On Paradise” são a mais recente adição à aclamada coleção de romances e séries independentes mais vendidos de Foster, incluindo a popular série “Spellsinger”.
“A Terra está lotada, poluída e sombria”, afirma a sinopse do romance. “Como milhões de outras pessoas, Jonos e Liina sobrevivem com seu trabalho mal remunerado e com o pouco dinheiro que ganha vendendo itens retirados do lixo dos ricos. Como milhões de outras pessoas, Jonos e Liina sonham com o Paraíso.
“Paraíso: um mundo lindo, limpo e verdejante onde três raças vivem em harmonia – pelo menos, de acordo com os vídeos enviados à Terra. Existem os Eiquan, mestres de tecnologia surpreendente; os Lusanata, caçadores e agricultores; e os humanos, que podem estar restritos a alguns assentamentos dispersos, mas ainda vivem uma vida dez vezes melhor do que aqueles na Terra.
“Fugindo após um ato criminoso, Jonos e Liina finalmente escapam para o Paraíso. É tudo o que eles esperavam. Até que a tragédia aconteça.”
A gênese de “Lost on Paradise” de Foster é algo que vem permeando sua mente fértil há muitos anos.
“Eu tinha a noção de um planeta chamado Paraíso, onde tudo é perfeito e tudo na Terra está seriamente bagunçado”, disse Foster ao Space. “Tem um casal que tem problemas; eles são pobres como todo mundo.
“E você tem um protagonista masculino único, porque ele reconhece que sua parceira é mais inteligente do que ele, então ela é o cérebro da equipe, e ele fornece os músculos. Embora ele não seja estúpido. Muitas vezes você pega um cara grande e corpulento sem cérebro. Mas ela tem uma doença potencialmente fatal, e eles estão tentando fugir como muitas pessoas pobres no mundo hoje. Então, aqui está um lugar chamado Paraíso. Como você chega lá? É caro e difícil. E o que acontece se eles fazer? Talvez o Paraíso nem sempre seja o Paraíso.”
Ao elaborar uma Nova Iorque em deterioração, cerca de 150 anos depois, era importante manter-se atento aos desenvolvimentos que surgem nas notícias, para evitar quaisquer conflitos lógicos internos.
“Você simplesmente não quer ser pego de surpresa por um desenvolvimento científico que você postula ser um futuro próximo, quando na verdade é contemporâneo”, explica Foster. “Então, tomei muito cuidado com isso. Mas como você está construindo um ambiente estranho e que deveria ser perfeito e bonito, e talvez haja algumas coisas nele que não são, o que você apresenta para mostrar isso?
“Você não quer se contradizer quando está construindo um mundo. Esse é um grande problema que infelizmente é comum na ficção científica”, observa Foster. “Onde alguém está respirando ar e de repente está respirando metano, e isso simplesmente não funciona. Há muitas variáveis diferentes que se juntam e provam que o Paraíso é o Paraíso em alguns aspectos e não em outros. Um bom exemplo seria quando os primeiros europeus chegaram ao Taiti. O problema é que as pessoas que entraram neste Paraíso trouxeram doenças venéreas e varíola, às quais os polinésios não tiveram resistência. Então é o Paraíso até você chegar lá, e então talvez você estrague tudo. “
Agora aproveite nosso trecho exclusivo do capítulo de “Lost On Paradise”, de Alan Dean Foster. Publicado pela Blackstone Publishing.
Por que um homem e uma mulher na posição dele e de Liina não deveriam tentar chegar ao Paraíso? Jonos refletiu enquanto caminhava de volta para casa. Embora a manhã continuasse a subir, o sol não. Ou assim parecia, quando a onipresente poluição muitas vezes tornava o dia tão escuro quanto a noite. A escuridão era útil para mascarar atividades de limpeza e para ocultar a identidade de alguém. Era menos adequado para atividades mais plebeias, como respirar e comer. Ou vivendo. A vida na Terra era uma droga.
Mas no Paraíso…
Para os humanos emigrantes, era desnecessário dizer que o Paraíso tinha um nome apropriado. Todo mundo tinha ouvido as histórias. No Paraíso uma pessoa podia respirar livremente. Sem máscara, sem medo de precisar de implantes pulmonares, sem ter que se preocupar em inalar uma sopa de estricnina ou poluentes industriais semelhantes. No Paraíso a comida era abundante e fresca, a água desprovida de contaminantes. Também havia trabalho para quem estivesse disposto a adaptar-se a ambientes inteiramente novos, para quem estivesse disposto a reconhecer a tão comentada soberania da espécie dominante. Para os recém-chegados dispostos a submeter-se à estrutura social experimental e em constante evolução, e às limitações impostas aos recém-chegados, os Eiquans tecnologicamente superiores professavam uma indiferença que equivalia a uma boa recepção.
Ou assim insistia o compêndio de anedotas extremamente diversas. Isso é tudo que eles eram, Jonos sabia. Histórias e especulações, rumores e conjecturas. Ignorando a chuva pontual que começava a cair, ele dobrou uma esquina e quase atropelou um casal que lutava para sair do seu caminho. O homem que ele havia acidentalmente empurrado começou a dizer alguma coisa, rapidamente percebeu o tamanho do indivíduo que estava prestes a castigar e murmurou no caminho, arrastando uma mulher – provavelmente sua esposa – com ele. Jonos não lhes deu atenção. Metade dele estava empenhada em navegar até casa, a outra metade em sonhar com o que o Paraíso poderia realmente ser.
Na verdade, ele nunca conheceu ninguém que tivesse estado no Paraíso. Ele nunca conheceu ninguém que conhecesse alguém que tivesse estado no Paraíso. Isso não tornou o mundo distante menos real. A mídia divulgava periodicamente visitas e imagens do local. Estes mostraram um planeta semelhante à Terra envolto numa atmosfera perfeitamente adequada para os humanos. A vida selvagem indígena era fascinante, as poucas, mas prósperas, comunidades improvisadas, intrigantes, e os raramente vistos Eiquans, altos, graciosos e sofisticados. E daí se eles não fossem humanóides? De qualquer forma, eles eram bisimétricos, altamente inteligentes e, segundo todos os relatos, não eram piores do que indiferentes aos interesses de outras espécies. Tão bela e graciosa era sua fisicalidade esbelta, tão melíflua sua fala, que mesmo sendo bastante estranhos, a ideia de viver entre eles não causava medo a Jonos.
Qualquer coisa, ele sabia, seria um passo à frente da Terra.